Consultar IPVA



Consulta IPVA, multas, sinistros e mais…

Descubra agora como consultar IPVA, como pagar, onde pagar, como conseguir desconto, sites do Detran e muito mais. Então fique bem informado lendo este post que está repleto de conteúdo importante para você ficar por dentro de tudo.

IPVA é uma sigla que significa Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores, ou seja, é um imposto estadual com o intuito de arrecadar dinheiro sobre pessoas que possuem automóveis, independente do tipo de veículo que for.

Como consultar IPVA online

É bem simples consultar o IPVA, mas lembrando que essa consulta vai variar de cada estado, pois o Detran tem um site para cada estado do Brasil, e por isso logo abaixo vamos mostrar como consultar o IPVA online no site do Detran de Minas Gerais.

Também tem como fazer a consulta em qualquer terminal de autoatendimento do Detran e nos bancos, somente com o número do Renavan. Confira como fazer a consulta no site do Detran de MG:

  • Acesse o site oficial do Detran MG: https://www.detran.mg.gov.br/
  • Clique em Veículos;
  • Procure por Taxas/IPVA/Seguro DPVAT;
  • Agora toque em IPVA – 2019;
  • Clique em Clique aqui;
  • Logo em seguida é só digitar o RENAVAM e selecionar o ano de exercício;
  • Marque a opção Não sou um robô e em continuar.

Como pagar o IPVA

Para pagar o IPVA é importante lembrar que cada estado tem uma regra diferente, mas a maioria dos estados permite que o pagamento seja feito das seguintes formas:

  • À vista sem desconto no mês seguinte do vencimento da primeira parcela;
  • À vista com desconto no mês de vencimento da primeira parcela;
  • Parcelado entre três meses de acordo com o último dígito da sua placas, para pedir o parcelamento desse imposto em três vezes é preciso ficar atento aos prazos estabelecidos.
  • Lembrando que é importante ficar atento as regras do seu estado para o pagamento do IPVA, pois elas variam.

Onde pagar o IPVA

Para realizar o pagamento do IPVA é preciso ir em uma agência dos agentes arrecadadores credenciados do seu estado e informar o número do seu RENAVAM, que é encontrado no CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Além disso, os correntistas das agências credenciadas podem realizar o pagamento pela internet, através da Internet Banking.

Sites do Detran

Agora vamos disponibilizar os sites de todos os Detran do Brasil, então confira já o do seu estado:

Sudeste:

Sul:

Centro-Oeste:

Nordeste:

Norte:

Site Denatran: www.denatran.gov.br

Como conseguir desconto

O IPVA 2019 pode ser pago em uma única cota, o que garante um desconto de 3%. O imposto pode também ser parcelado em até três vezes, além disso é possível ainda quitar o imposto sem desconto. Mas é importante lembrar que o desconto vai variar de cada estado brasileiro, então acesse o site do Detran do seu estado e confira as condições para conseguir desconto no pagamento do IPVA.

Um exemplo é no estado de Minas Gerais, onde os proprietários de veículos tem abatimento de 5% para realizar o pagamento da cota única. Além disso entrou em vigor o Programa de Incentivo à Regularidade do Recolhimento do IPVA.

Através desse programa os donos de veículo que pagaram os débitos todos como taxa de licenciamento, DPVAT, IPVA e eventuais multas em dia durante dois anos seguidos tem direito a um desconto automático e extra de 3%.

Por isso é importante consultar as regras do seu próprio estado, pois como já vimos os valores mudam muito dependendo da localidade, por isso acesse o site do Detran do seu estado através do link que deixamos disponibilizado logo acima e consulte já o possível desconto do pagamento do seu IPVA, ainda aproveite e compartilhe essa publicação com os seus amigos e familiares que são proprietários de veículos automotores e que por lei também realizam o pagamento desse imposto.

Leave a Reply